Chá de Panela
O Chá de Panela, como primeira curadoria do projeto Sala de Estar, busca promover e mover o espaço instalativo/expositivo para que gere pertencimento local àqueles que acreditam no projeto e desejam fazer parte dele com suas proposições. O tema discutido nessa curadoria concentra-se na coletividade e compartilhamento. O objetivo é gerar a compressão da importância do conviver e aprender com o outro, através da socialização e trabalho conjunto, de forma transdisciplinar, seus avanços e potenciais. Dessa maneira, o Chá de Panela se desenvolve através de cinco eventos com a temática “coletividade e compartilhamento”, onde todos podem participar ativamente dentro dos contextos apresentados pela curadoria.
Curadoria
Isabela Cesário
Isabela Cesário
Isabela Cesário
Bolsista do Programa de Apoio à Extensão - PAEx/2015
Curadora
Thaís Geckseni
Graduando participante – Thaís Geckseni (Escola Guignard)
Uma das idealizadoras do Projeto.
Projeto Curatorial Resumido - Chá de Panela
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
ESCOLA GUIGNARD
PROJETO DE EXTENSÃO
“SALA DE ESTAR”
Vinculado ao Programa Institucional de Extensão
Direitos à produção e ao acesso à arte e à cultura
PROJETO CURATORIAL
Chá de panela
1° de Julho; 13, 18, 26 e 29 de Agosto
Coordenação:
Prof. Dr. Pablo Gobira
Curadoria de:
Isabela Cesário e Thaís Geckseni
BELO HORIZONTE
2015
EQUIPE
Curadoria: Isabela Cesário e Thaís Geckseni
Projeto gráfico: Débora Nogueira e Thaís Geckseni
Comunicação: Isabela Cesário, Frances Amaral
Montagem e organização: Frances Amaral, Isabela Cesário, Pablo Rodrigues, Thaís Geckseni e equipes de trabalho compostas por alunos voluntários.
Coordenação: prof. Dr. Pablo Gobira
Apoio especial: profa. Dra. Fátima Barcelos
RESUMO/SINOPSE
O Chá de Panela, como primeira curadoria do projeto Sala de Estar, busca promover e mover o espaço instalativo/expositivo para que gere pertencimento local àqueles que acreditam no projeto e desejam fazer parte dele com suas proposições. O tema discutido nessa curadoria concentra-se na coletividade e compartilhamento. O objetivo é gerar a compressão da importância do conviver e aprender com o outro, através da socialização e trabalho conjunto, de forma transdisciplinar, seus avanços e potenciais. Dessa maneira, o Chá de Panela se desenvolve através de cinco eventos com a temática “coletividade e compartilhamento”, onde todos podem participar ativamente dentro dos contextos apresentados pela curadoria. Sendo tais eventos: um sarau onde o diálogo entre diferentes linguagens artísticas e seus desenvolvimentos estéticos e sociais será o orientador dentro de uma proposta interdisciplinar com a música, artes plásticas e literatura, um evento aberto ao público geral; uma exposição com recorte temático “a colaboração na produção de novos sentidos da arte” onde poderão se inscrever alunos, servidores técnico-administrativos, e membros da Escola Guignard com propostas de trabalho de performance, pintura, escultura, desenho, instalação, cerâmica, fotografia, vídeo; um debate a fim de entender o processo de diálogo e a colaboração dentro do campo das artes abordando as reflexões sobre ocupação, pensamento curatorial e experiências dentro da temática. Por fim, realiza-se uma feira de publicações independentes que se propõe ser o espaço para conhecimento dos trabalhos feitos por estudantes. Puderam se inscrever para participar da feira alunos e coletivos formados por ao menos um dos alunos da escola. A feira abrigará ilustrações, zines, revistas, imagens e toda forma de publicação independente produzidos pelos membros da escola. O evento será aberto ao público. Esta curadoria tem como intuito proporcionar trocas de conhecimentos, expansão do aprendizado, intercâmbio de ideias, diálogos extra-sala, intervenções, instalações, ocupações e integração entre alunos e pessoas do circuito de interesse artístico.
INTRODUÇÃO
A primeira curadoria tem como passo inicial, ativação da “Sala de Estar”, suas motivações, objetivos e propostas. O nome dado à curadoria remete a cumplicidade entre mulheres e homens que apoio e ajudam a amiga(o) noiva(o) a construir um espaço relacional em sua casa, presenteando com utensílios para seu novo lar. A curadoria “Chá de Panela” busca promover e mover o espaço de instalação e expositivo que é o “Sala de Estar” dentro da universidade onde será provocadas questões sobre compartilhamento e pertencimento, e a reflexão desse local de convivência, socialização e troca de referências entre trabalhos dos próprios alunos, docentes e comunidade universitária, seus desejos e proposições para o mesmo.
Com sua inauguração, propomos uma programação a qual possa introduzir a discussão das razões que nos levaram ao projeto, a necessidade do compartilhamento, referências e pertencimento na escola, e a reflexão desse local de convivência, socialização e troca de referências entre trabalhos dos próprios alunos, docentes e comunidade universitária.
Estruturado por doações, a instalação de uma sala de visitas foi disposta como estrutura física onde grande parte dos encontros se realizará. A proposta é de ter uma programação com trabalhos dos alunos e ex-alunos da escola, bem como gerar rodas de conversa com os mesmos, permitindo partilhar universos de criação tais como: participação em coletivos, exposições, de caráter profissional e/ou experimental e que abordem a questão de apropriação e espaço expositivo e curadoria, construindo assim um dos pilares do projeto– incentivar e evidenciar projetos dos alunos de diferentes seguimentos.
Acredita-se, nesse primeiro momento, haver uma necessidade de se gerar discussões sobre o que é essa apropriação do espaço. Provoca-se o pensamento do aluno em relação a seu papel como construtor e parte importante nesse momento de gênese, inclusive na manutenção do espaço, evidenciando ele como propositor de assuntos e questões de importância dentro do projeto.
O Chá de Panela promoverá uma exposição de trabalhos dos alunos da Escola Guignard, selecionados por um edital virtual, devidamente divulgado através de cartazes e virtual. A seleção dos trabalhos será realizada mediante votação entre a equipe do projeto Isabela Cesário, Francês Amaral, Thaís Geckseni e coordenador Pablo Gobira, que avaliarão os critérios de coerência com a temática “a colaboração na produção de novos sentidos da arte”, Criatividade e originalidade da proposta, Objetividade e clareza na proposta, Adequação ao formato da sala de estar, Relevância e impacto social na universidade. Poderão se inscrever alunos, servidores técnico-administrativos, e membros da Escola Guignard com propostas de trabalho de performance, pintura, escultura, desenho, instalação, cerâmica, fotografia, vídeo. Os trabalhos inscritos poderão ser inscritos nas duas categorias (coletivo e individual) e devem ter sido finalizados até a data da montagem da exposição .
Esta curadoria também organizará um sarau com a proposta de interdisciplinaridade, além de promover conversas, descobertas de outras habilidades artísticas e cognitivas de outras áreas do conhecimento, abrindo assim a oportunidade de novos diálogos.
Um debate terá lugar nesta curadoria, a fim de entender o processo de diálogo e a colaboração dentro do campo das artes abordando as reflexões sobre ocupação, pensamento curatorial e experiências dentro da temática com convidados/ mediadores e também orientadores participando da discussão. A organização de uma feira de publicações independentes está prevista. A feira se propõe ser o espaço para conhecimento dos trabalhos feitos por estudantes e coletivos. A entrada será aberta ao público e gratuita.
PREMISSAS
O projeto “Sala de Estar” não deseja ser apenas um espaço expográfico, mas sim de multiplicidade de ações e compartilhamentos interdisciplinares, onde o intercâmbio de conhecimento possa se expandir dentro da universidade, de forma aberta e disponível a todos da comunidade universitária.
A idéia da criação de um chá de panela surge justamente para criação disparadora de vínculo relacional. Ao construir junto, ao colaborar com o espaço, ao expor os trabalhos, cada membro da universidade carrega para o espaço um pedaço de si, num ambiente onde as pessoas se sintam a vontade na participação ativa comum. Criar rede constitui em lidar com a facilidade e dificuldade do outro, estimulando laços de relação profissional e parcerias juntamente com as inúmeras formas de aprendizagem, elaboração e desenvolvimento de novas pesquisas. Toda a programação gira em torno do tema indicado e criação desses espaços de conhecimento.
TEMA/PROPOSTA
O tema discutido em nossa primeira curadoria concentra-se na coletividade e compartilhamento. O objetivo é gerar a compressão da importância do conviver e aprender com o outro, através da socialização e trabalho conjunto, de forma transdisciplinar, seus avanços e potenciais.
O Chá de Panela é uma curadoria para instigar a construção afetiva e construtiva comum, conhecer os trabalhos dos membros da escola e evidenciar diferentes segmentos que ocorram de forma a compor e trocar com o outro.O diferencial da curadoria desenvolvida é a intervenção dos alunos no desenvolvimento de idéias e ativação do projeto. Formas de construção de conhecimento num trânsito em meio às artes na construção de referências comuns de ocupação do espaço da universidade num sentido de pertença local, no acesso à arte e à cultura, na abertura à produção de arte e na avaliação crítica da utilização do mesmo dentro desta proposta, juntamente com as inúmeras formas de aprendizagem, elaboração e desenvolvimento de novas pesquisas. Toda a programação gira em torno do tema indicado e criação desses espaços de conhecimento, socialização e troca de referências entre trabalhos dos próprios alunos, docentes e comunidade universitária.
Durante o percurso de atividades dessa curadoria iremos discutir, além da temática principal, outras questões sobre a construção de curadoria conjunta e a interatividade nos sentidos de relação, construção e receptividade do público a ser atingido pela mesma. Pensar também perguntas acerca da educação, construção de saberes e desenvolvimento de pesquisa.
Ao falarmos de interação, o principal ponto de partida a ser analisado foi o compartilhamento, uma vez que este é formado justamente por inter-relações. Esta passa a ser a interação, gerada pela construção coletiva. O compartilhar pode ser, nesse caso, um ato político no acesso a interatividade, a interdisciplinaridade e a necessidade da convivência e socialização, fazendo desse espaço relevante de construção do ser, dos saberes e de pertencimento. Que melhor lugar a se motivar o compartilhamento e interação do que a universidade? Assim propomos o tema dessa curadoria como exercício de descobrimento das potencialidades em redes de compartilhamento.
Cada uma das programações tem o mesmo ponto de partida: forma de compartilhamento e construção coletiva, cada um trabalhando de uma forma despertar nos membros a vontade de colaborar e se inserir no espaço. Cada organização visa formas diferenciais de mobilizar equipes e conhecimento de outras atuações.
METODOLOGIA, PLANO E CRONOGRAMA
ESTRUTURA CURATORIAL
Estrutura Inauguração: Três momentos formais de fala, na hora de cada intervalo dos horários de aula, apresentando o projeto, suas propostas, objetivos e sobre o edital de ocupação expositiva da Sala de Estar dentro desta curadoria, além da abertura desse espaço como local de convivência. Estarão disponíveis durante todo o dia bolsistas e colaboradores para tirar dúvidas e quaisquer demandas de apresentação do projeto Sala de Estar. Será servido Chá com bolos fazendo referência ao título dessa curadoria juntamente com uma decoração nesse mesmo sentido.
Edital de Seleção: Este será composto de uma equipe para inscrição, seleção dos trabalhos, divulgação dos resultados e acompanhamento do processo de montagem. Esta equipe será composta pelas curadoras deste projeto, com auxílio da bolsista Frances Amaral do Projeto ‘Sala de Estar’. A temática escolhida para essa curadoria é “a colaboração na produção de novos sentidos da arte”
Estrutura Sarau:
Abertura com Renato Negrão, artista convidado e sua proposição.
Microfone aberto por 15 min.;
Música com o Gustavo Moreira, flautista formado pela Escola de Música da UEMG, e integrante do grupo de flautas da universidade, como proposta de intercâmbio entre as unidades gere produção de pesquisa conjunta de interesses comuns e troca de conhecimento.
Professor da Escola Guignard Alexandre Costa, que é escritor e fará uma apresentação literária de suas obras.
Microfone aberto (15 min.);
Banda convidada e microfone aberto. A apresentação da banda não será comercializada. [Que banda?}
Estrutura Debate:
Abertura com uma bolsista apresentando a pauta de discussão, apresentação dos convidados e coordenação do debate. No estilo festa americana, os membros da escola têm a oportunidade de ajudar a construir o espaço do Projeto “Sala de Estar” trazendo suas doações de itens decorativos, como utensílios, xícaras, almofadas, lanches e etc. Além de inaugurar a instalação, o “Chá de Panela” serve para a apresentação do projeto e convidando a participação a todos da comunidade universitária.
Fala da Prof.ª Theresa Portes ? Ou Fátima?
Fala do Aluno Pablo Rodrigues sobrea necessidade do pensamento expografico na contrução e ocupação de um espaço comum. Pablo esteve junto ao pensamento da construção de expografia do projeto e mostrou relevantes pontoss a se considerar.
Fala do Froiid Caco sobre suas experiências curatoriais ; Froid é aluno da escola e foi o curador de uma exposição que discutiu outra forma de curadoria, partindo do ponto de depender da contribuição coletiva dos artistas para o questionamento da construção conjunta.
Abertura para perguntas e discussões para todos os presentes.
Estrutura Feira de Publicações Independentes: A feira ocorrerá durante todo o dia com horário de 14:00 às 18:00 horas. Com a participação de alunos/feirantes da Escola Guignard e visitantes/clientes e apreciadores, na varanda da ‘Sala de Estar’.
Estrutura Exposição: Esta terá um vernissage contando com todos os artistas expositores presentes e equipe de curadoria, organizadores e colaboradores. A exposição ficará aberta de segunda a sexta de 8:00 às 10: 40 horas, juntamente com o espaço de convivência “Sala de Estar” com todas suas atividades normais e da programação curatorial ‘Chá de Panela’.
ESTRUTURA DE APOIO ÀS ATIVIDADES
Haverá inscrição de grupos de trabalho para cada evento, sendo que cada subtópico será uma equipe responsável pelas atividades nele descritas.
Inauguração:
Montagem: Pablo Rodrigues, Isabela Cesário, Frances Amaral.
Carona dos móveis: Daniel Krauser
Cenografia: Isabela Cesário, Frances Amaral, Thais Geckseni. Fátima Barcelos.
Profª: Drª. Fátima Barcelos, sobre suas contribuições naa discussão e ativação do espaço entre os alunos sobre o local da escola como espaço de compartilhamento, além de todo apoio para criar ativação, tanto com contribuições como se vendo parte do espaço. Ela incentivou outros professores a ocuparem o espaço em aulas . Além de doações relevantes para compor espaço Sala de Estar, comes e bebes.
Apresentação do projeto: Isabela Cesário
Sarau:
Café, chá, comes e bebes já oferecidos na sala por doações
Equipamento de som se possível da Escola Guignard e instrumentos
Organização e apoio pelo grupo de voluntários
Debate:
Comes e bebes já oferecido na sala por doações
Organização da disposição do espaço sofás
Coordenador de mesa, que será uma das curadoras
Apoio pelo grupo de voluntários
Feira de Publicações Independentes: As curadoras irão receber as inscrições dos feirantes para organização da feira. E contarão com voluntários divididos em equipes para o auxílio dos feirantes e da logística da feira que serão: Montagem, Apoio, Desmontagem.
Exposição: Contará com uma equipe de voluntários que irá assessorar as curadoras em vários aspectos com: montagem, apoio técnico em manutenção (caso haja necessidade em algum trabalho) e organização do vernissage.
PARTICIPANTES
Exposição: Alunos da escola selecionados através do edital e equipes de organização.
Os critérios observados serão coerência com a temática “a colaboração na produção de novos sentidos da arte”, Criatividade e originalidade da proposta, Objetividade e clareza na proposta, Adequação ao formato da dala de estar, Relevância e impacto social na universidade.
Sarau:
Professor e escritor Alexandre Costa - Escola Guignard;
Coletivo Partilha que agrega também integrantes da Guignard;
Renato Negrão: Ex-aluno da Guignard, envolvimento com saraus e multidisciplinaridade, transpassando por várias formas de liguagem para expressão de seus trabalhos. Entre eles poesia, apropriação, performance, multimidia, vídeo.
Música: Gustavo Moreira e Banda convidada
*O evento será aberto ao Público Geral.
Feira de Publicações Independentes: Alunos da Guignard
Debate:
Celina Lage, Professora da Escola Guignard
Pablo Rodrigues: Aluno do 2° Período da Escola Guignard
Froiid Caco: Aluno do 7° Período da Escola Guignard
PLANO E CRONOGRAMA
Chá de Panela - 01 de Julho de 2015
Um chá de panela acontecerá no espaço, no dia 1° de Julho, Quarta- feira, entre os intervalos, nos horários de 09:30, 15:30 e 20:30, com intuito de que todos os alunos e servidores possam participar e contribuir para a construção desse espaço.
No estilo festa americana, os membros da escola tem a oportunidade de ajudar a construir o espaço do Projeto SALA DE ESTAR, trazendo suas doações de itens decorativos, como utensílios, xícaras, almofadas, lanches e etc. Além de inaugurar a instalação, o chá de panela servirá para ocorrer à apresentação o projeto aos membros da escola, junto ao edital de seleção dos trabalhos.
Edital de seleção dos trabalhos – 5 a 10 de Agosto de 2015
O edital de seleção dos trabalhos dos alunos ocorrerá no período de 05 a 10 de Agosto de 2015, através do formulário online presente no site. Poderão se escrever no edital, alunos, servidores, técnicos, e membros da escola com propostas de trabalho de performance, pintura, escultura, desenho, instalação, cerâmica, fotografia, vídeo com tema de “A colaboração na produção de novos sentidos da arte”.
A produção dos trabalhos fica a inteira responsabilidade dos alunos, não sendo disponibilizadas material para a produção e demais demandas. A divulgação do edital ocorrerá em todas as redes online da escola, e-mail e cartazes. O Resultado será divulgado no dia 12 de Agosto de 2015. A montagem dos trabalhos ocorrerá no período de 13 a 17 de agosto.
Exposição – 18 de Agosto de 2015
A inauguração da exposição ocorrerá no dia 18 de Agosto, terça- feira, junto a um vernissage às 20:00 horas.
Debate: Ocupação e Curadoria– 18 de Agosto de 2015
O debate ocorrerá na Sala de Estar, formado pelo aluno Pablo Rodrigues, Froiid Caco e Professora Celina Lage, abordando as reflexões sobre ocupação, pensamento curatorial e Experiências dentro da temática, às 17 horas na Sala de Estar.
Sarau – 26 de Agosto de 2015, das 19; 30 - 22:00 hrs
Com proposta de incentivar a multidisciplinaridade, será realizado um sarau com os convidados: Alexandre Costa, coletivo partilha Renato Negrão. O evento será aberto ao Público Geral. Contaremos também com repertório musical de Gustavo Moreira- ESMU e banda convidada.
Enceramento: Feira de publicações independentes -29 de Agosto de 2015, das 9:00 horas às 16:00 hora
A feira de publicações independentes tem como proposta ser o espaço para conhecimento dos trabalhos feitos pelos outros alunos de forma comercial. Poderão se inscrever para participar da feira alunos e coletivos formados por pelo menos um dos alunos da escola. A feira abrigará ilustrações, zines, revistas, imagens e toda forma de publicação independente produzidos pelos membros da escola. O evento será aberto ao público.
REFERÊNCIAS
MOURA, Sabrina. Perspectiva critica da curadoria. In: Relato do simpósioThe Critical Edge of Curating.Museu Guggenheim. Nova Iorque. 2011.
RUPP, Bettina. A formação do Curador e Exemplos Percursores de Curadoria Na arte contemporânea. In.:RUPP,Bettina.Curadoria na Arte Contemporânea: considerações sobre percursores, conceitos críticos e campo da arte. (Dissertação) – Universidade Federal do Rio Grande Do Sul, 2010.
RUPP, Bettina. O curador como autor de exposições. Revista Valise. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/RevistaValise/article/view/19857 Acesso em: 28/07/15