top of page

Curadoria

 

Frances Amaral

 

Bolsista do Programa de Apoio à Extensão - PAEx/2015

 

Produtora de Moda

Modelo Vivo/ Fotográfico Free Lancer

 

Formação

2010 - 2013 - Graduação em Design de Moda 
UniBH- Centro Universitário de Belo Horizonte.

 

 

2015 - 2019 - Graduando em Bacharelado em Artes Plásticas.
UEMG- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - Escola Guignard

 

Moda sTREET

ARTE URBANA

FOTOGRAFIA

INTERVENÇÕES URBANAS

Projeto Curatorial Resumido - V14 URB4NA

 

 

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
ESCOLA GUIGNARD


PROJETO DE EXTENSÃO
“SALA DE ESTAR”
Vinculado ao Programa Institucional de Extensão
Direitos à produção e ao acesso à arte e à cultura


PROJETO CURATORIAL


CURADORIA V14 URB4N4

09 Setembro a 09 de Outubro de 2015


Coordenação:
Prof. Dr. Pablo Gobira

Curadoria de:
Frances Amaral de Lima

BELO HORIZONTE
30 Agosto de 2015


EQUIPE/ORGANIZAÇÃO
 
Coordenador [docente] – Prof. Dr. Pablo Gobira (Escola Guignard/UEMG)
Curadoria – Frances Amaral (Bolsista Extensão - Escola Guignard)
Apoio/ Organização - Isabela Cesário  (Bolsista Extensão - Escola Guignard)
Equipe colaboradora –  Isabela Cesário, Thaís Geckseni, Débora Nogueira e outros colaboradores, equipe compostas por alunos voluntários.
Projeto gráfico – Frances Amaral (Bolsista Extensão - Escola Guignard), Pablo Rodrigues (Escola Guignard) e Débora Nogueira (Bolsista Pesquisa - Escola Guignard).
Fotografia e vídeo - Walisson Queiroz (Escola Guignard) e Frances Amaral (Bolsista Extensão - Escola Guignard).

 

INTRODUÇÃO 

Uma das nossas propostas no Projeto Sala de Estar é promover visibilidade dos artistas que são alunos ou colaboradores da Guignard que estão interessados em expor seus trabalhos e propor ideias dentro dos segmentos de pintura, desenho, escultura, fotografia, gravura, performance, grafismo, oficinas de criação e outras intervenções.
O Projeto Curatorial V14 URB4N4 propõe um olhar para a arte urbana e as diversas formas de intervenções de rua. Ela se baseia em obras e ações que contemplam o cenário urbano, dentro do graffiti, stencil, lambe lambe, gravura, moda urbana, fotografia, painéis, performances, teatro de rua, música de rua, pinturas dentro da temática urbana e street art.
Essa temática foi desenvolvida considerando a introdução da arte de rua na arte contemporânea e o número de estudantes e docentes ativos nas artes plásticas e visuais que estão agregados nas propostas de arte urbana, que estão com uma produção intensa, com a criação de projetos externos, não vinculados a instituição. A proposta é alcançar visibilidade desses trabalhos expostos no meio acadêmico.


PREMISSAS

A Curadoria V14 URB4N4 valoriza a expressão e o cenário urbano em suas diversas representações. A curadoria proporcionará discussões abertas, exposições, oferta de oficinas para o enriquecimento dessas práticas, visando os apreciadores e/ou alunos que não vivem nesse contexto de arte urbana.
Entre as atividades propostas haverão: 1) Exposições de desenhos, fotografias, peças de figurino, pinturas, telas e painéis com a temática urbana; 2) Exposições de vídeos, fotografias e registros impressos. Outras atividades de produção que serão promovidas são: 3) Oficinas de arte livre, nas categorias lambe-lambe e colagem. Os materiais serão de responsabilidade do aluno que queira participar dessas atividades.
Haverá uma seleção dos artistas a partir do recorte temático sobre arte urbana, a maior parte dos artistas serão alunos convidados que já possuem uma produção artística, sendo eles convidados pela curadora em consenso com a coordenação e a equipe de apoio, a partir de contatos diretos. Mas haverá uma abertura de seleção, a partir do interesse do aluno em enviar uma proposta para o e-mail do projeto Sala de Estar, com um breve resumo da proposta do artista e em caso de interesse da curadoria inicia-se o contato e o convite para a participação. Não haverá edital específico, estando aberto a diversos formatos de manifestações artísticas inseridos na temática desenvolvida.
Todos os artistas selecionados terão seu nome e trabalho estampados no catálogo online e no site do Projeto Sala de Estar. Acreditamos também que haverá a visibilidade do seu trabalho dentro do projeto em redes sociais e em outras unidades da UEMG. Todos os participantes receberão um certificado oficial de participação. Nas atividades de criação, como as oficinas, deixaram alguns produtos ou obras que podem também ser expostos no espaço, além de catalogados para o Catálogo Online. Há possibilidade do projeto se expandir mesmo que temporariamente para outras unidades da UEMG e também se desmembrando para outras atividades da UEMG, como a Semana UEMG, com uma instalação da Sala de Estar, tendo a possibilidade da participação de alguns artistas convidados.

TEMA/PROPOSTA

A curadoria V14 URB4N4 valoriza a produção artística e o cenário urbano. Essa temática foi desenvolvida considerando a inserção da arte de rua na arte contemporânea e o cenário cultural, que se abrange dentro e fora das galerias e espaços institucionalizados. Ela está presente nas manifestações artísticas da atualidade de várias categorias. Está também ligada a cultura, a música, a moda, artes visuais, plásticas e diversas categorias artísticas. O enriquecimento da cultura urbana está presente não somente na paisagem urbana, mas em galerias, lojas, comércios, bares, boates, casas de shows, cafés. A arte está evidenciando as qualidades e o impacto urbano e social que as obras possuem.
Arte Urbana é toda expressão que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, que convida a crítica política e social ou simplesmente, à reflexão. Uma arte libertária, como que age como crítica ou deboche social com intervenções urbanas e ações efêmeras. Como leitura referencial, analisei um trecho do livro ''Atmosferas Urbanas - Grafite, Arte Pública, Nichos Estéticos'', de Armando Silva, que indica uma mensagem crítica e subversiva sobre a arte urbana sociedade. Sobre as práticas que englobam várias manifestações de arte expressas na rua que possuem diversas técnicas, geralmente é uma forma de comunicação da opinião social, através de conteúdo textual e imagético.
A curadoria V14 URB4N4 também visa o número de estudantes e docentes ativos nas artes plásticas e visuais que estão inseridos nas propostas de arte urbana, e que têm uma produção intensa, com a criação de projetos externos, não vinculados a instituição. Também visamos os alunos voltados para a Arte e Moda Urbana. Há uma necessidade de não somente se prender aos totens que delimitam o espaço da Sala de Estar. Há também uma proposta de liberdade de expressão, ocupação de outros espaços no hall e parte externa da Guignard para expansão desse espaço de debate e expositivo. 


METODOLOGIA, PLANO E CRONOGRAMA 

ESTRUTURA CURATORIAL
A curadoria V14 URB4N4 enfatiza o desenvolvimento do aluno fora da sala de aula e a continuidade do aprendizado, representa a liberdade de expressão artística, fortalece o coletivo e a interação das produções independentes. A partir da análise de práticas curatoriais na atualidade, consideramos essa curadoria como duas categorias, o curador-autor e um curador com protagonismo compartilhado, que vira co-autor da curadoria, se houver interesse do artista que expõe em compartilhar essa curadoria. Mas se necessário, tem um envolvimento direto na concepção, produção, divulgação, apresentação dessa exposição.


Estrutura Inauguração: Haverá uma exposição de painéis e trabalhos do aluno Pablo Rodrigues, inaugurando as paredes dos totens pela manhã. Mais tarde, haverá uma apresentação dos trabalhos sociais da aluna Daniela Ramos Garcia, que desenvolve trabalhos sociais com a população e moradores de rua. Será feita a partir de uma apresentação em fala, contando também com projeções e vídeos. Usando meu notebook pessoal e um projetor da Escola Guignard. A fala acontecerá no final do horário da tarde, 18 horas.


Estrutura Expográfica: Os modelos expositivos usados fazem parte do movimento necessário de cada obra, a experiência distinta, guiada por afinidades estilísticas e cronológicas ou por artistas cada um a seu modo, contexto único e diferentes conceitos de ações que poderiam ser realizadas no espaço expositivo e fora dele. É uma curadoria flexível e que dá liberdade ao artista a criar a estrutura não somente da exposição, mas toda estrutura geral no ambiente. A estrutura expográfica contará com quatro totens que delimitam o espaço da Sala de Estar, sendo eles móveis e podendo mudar suas disposições dentro do espaço do Hall da Escola Guignard. O espaço interno e externo, conta com uma estrutura de móveis, poltronas, sofá, mesa, cadeira, colunas gregas, utilidades para café e chás, além de diversos itens decorativos, sendo que eles também podem mudar sua disposição dentro do espaço. Assim como mesas externas. Utilizando o ambiente interno e externo e com movimentação espacial e novas formas de usar os totens e delimitar o espaço. Usaremos todo o espaço da Sala de Estar, desde seu teto ao chão como plataformas para exposição, de acordo com a demanda da obra e do artista que está expondo. Assim como a parte externa da Sala de Estar, a varanda, o gramado e caso possível outras dependências, como o corredor que vai para o segundo andar, próximo à escada, evitando limitações. Há uma necessidade de expandir para a varanda, o gramado, a escada externa, a cantina. Há também uma proposta subliminar de liberdade de expressão, ocupação e expansão desse espaço de debate e exposição. O uso de mecanismos de exposição, como projetores, totens, mesas extras, paredes internas ou externas, e uso de outros espaços para além do demarcado.


Seleção dos artistas participantes: Convite da curadora em concordância com a coordenação e a equipe de apoio. Será enviada uma carta ofício/convite direcionada ao artista.


Seleção a partir do contato por e-mail: Alunos interessados terão a possibilidade de enviar resumos de propostas de intervenções no e-mail do Projeto Sala de Estar. A seleção deles será uma decisão em comum da curadoria, equipe de apoio e coordenação. Não haverá edital específico.


Estrutura das oficinas: Para as oficinas de criação o espaço vai ser estendido para o pátio externo, ou varanda da Sala de Estar. Em caso de uso de tintas, haverá uma cobertura de jornal para manter a integridade da estrutura acadêmica. Assim como para oficinas voltadas para o desenho utilizaremos as mesas disponíveis, algumas mesas extras e o chão. Pode haver alguma alteração espacial na estrutura da Sala de Estar, na disposição dos totens, móveis e itens decorativos. Será divulgado previamente um aviso pregado nos totens sobre os materiais necessários para participar das oficinas, cada aluno será responsável pelo seu próprio material. Nas atividades de criação, como as oficinas, deixarão obras que podem também ser expostas no espaço, além de catalogadas para o Catálogo Online.Estrutura das Exposições: Para algumas exposições, apresentações e debates haverá o uso de projetor. Para toda a demanda necessitamos de uma equipe colaborativa de controle da Sala de Estar, na assistência de montagem das exposições, entre outros setores de apoio. Sendo essa equipe; Frances Amaral de Lima, Isabela Cesário, Débora Nogueira, Thaís Geckseni. Outros materiais que também serão usados são manequins, adesivos, impressões de diversos tamanhos, utilizando o espaço interna e externamente, pois há a intenção de uma ocupação da instituição.


Estrutura apresentação ou debates: Organização da disposição dos sofás e cadeiras. Uso do projetor da Escola Guignard e meu notebook pessoal. Coordenador de mesa. Apoio pelo grupo de voluntários.


Estrutura de registro fotográfico e de vídeo: Há também uma preocupação em registrar esses passos e atividades, a partir de recursos de áudio, vídeo e fotografia. Para a criação do catálogo virtual e publicações independentes com esse acervo fotográfico, abrangendo o espaço de divulgação além do espaço da instituição nas redes sociais e circulação no meio artístico. Para intervenções e apresentações que necessitam dos recursos de vídeo faremos uso do projetor emprestado pela Escola Guignard e meu notebook pessoal.
Equipe de registro fotográfico: Walisson H. Queiroz e Frances Amaral de Lima. 

 

METODOLOGIA
A metodologia para a criação da curadoria foi primeiramente definir uma temática. O tema “Arte Urbana” surgiu a partir de colegas que estão inseridos nessa temática, que produzem muito e sempre buscam novos lugares e situações para expor seus trabalhos.
Depois foi necessário definir o nome, que remeta a interação urbana e social, com isso surgiu o nome V14 URB4N4, pois há um movimento, uma circulação intensa, a palavra VIA nos remete a uma rua, estrada, caminho em movimento, inserido na paisagem urbana. Há uma proposta subliminar de liberdade de expressão, ocupação e expansão desse espaço de debate, produção e expositivo.
Nas conversas com alunos na inauguração do Sala de Estar surgiram estudantes interessados em participar do projeto. Contamos com essa participação pelo interesse que foi mostrado, pois queremos uma equipe consistente. Esses alunos foram convidados a participar da programação do projeto curatorial, pois trabalham com o contexto urbano e possuem disposição a participar do projeto. E com o convite formal, a base da programação das atividades foi resolvida, a outra parte fica aberta aos alunos que com as futuras discussões e contatos podem ser convidados a participar, assim como os alunos que tiverem uma proposta dentro do recorte temático que podem estar enviando por e-mail.

 

PLANO
O Planejamento é dividido em três etapas, sendo elas:
Arte Urbana - Duas exposições distintas de painéis, desenhos, telas e pinturas dentro da temática. A primeira do Pablo Rodrigues - ''Ocupação Urbana'' conta com diferentes técnicas expressivas, serigrafia, fotografia, stencil, pintura e técnicas mistas. A segunda exposição do artista Bruno Silva - ''Estudos urbanos em aquarela'', que explora as cenas urbanas com a técnica da aquarela.  Ao final da curadoria contamos com uma oficina voltada a técnica da colagem e lambe lambe, onde haverá uma união entre os dois artistas. Nesse meio, um debate aberto com temática voltada para manifestações urbanas que durará cerca de 40 minutos.
Moda Urbana – A presença artística dentro da moda. São duas exposições de peças de moda, exibições de vídeos de duas artistas. Coordenadas com uma exposição de peças de moda simultaneamente com uma exposição de obras plásticas ou vídeo, apresentando seus trabalhos, numa conexão entre duas áreas. A primeira exposição voltada para figurinos de moda sustentável da estilista Lorena Santos, nomeada ''Moda e Sustentabilidade'' e a segunda será a construção de dois figurinos na Sala de Estar,  com uso da costura a mão e cola quente, mostrando todo processo criativo, do croqui até a peça finalizada que será exposta posteriormente. Com as alunas Janaina Lages e Frances Amaral nomeando a atividade de ''Construção de Figurinos''.
Semana Fotográfica - Na última semana da curadoria V14 URB4N4 o foco estará na fotografia, haverá uma circulação da exposição de trabalhos de fotógrafos diversos, com temática inserida na realidade urbana, iniciando com o fotógrafo Walisson Queiroz. Nessa mesma semana haverá um Pic Nic Fotográfico com troca de lanches e fotografias. As exposições fotográficas terão impressões de diversos tamanhos.
Nesse planejamento solicitamos colaboração dos alunos com os materiais das oficinas, que cada um leve seu material, assim como doações para oficinas e para o espaço. Fechando o ciclo de 30 dias, caso seja estendido haverá uma extensão das atividades finais ou participação de novos artistas expositores.
Inauguração: Dia de 09 Setembro de 2015 / Encerramento: Dia 09 de Outubro de 2015.

 

CRONOGRAMA

INAUGURAÇÃO V14 URB4N4 – ''Ocupação Urbana'' - Exposição Pablo Rodrigues (Telas, fotografias, serigrafias e Painéis)
Exposição Inaugural do Pablo Rodrigues ''Ocupação Urbana'' - Telas, fotografias, serigrafias, aquarelas e técnicas mistas dentro da temática de Arte Urbana.
Dia: 09/09/15.
Horário abertura: 13:00hrs
Haverá um lanche coletivo onde será solicitado aos alunos que tragam alimentos para compartilhar. E uma apresentação formal da curadoria V14 URB4N4.
Apresentação dos trabalhos sociais, que dialogam com arte urbana da aluna Daniela Ramos Garcia, que desenvolve trabalhos sociais com a população e moradores de rua. 
Início 18 horas.
Será feita a partir de uma apresentação fala, contando também com projeções e vídeos. Usando meu notebook pessoal e um projetor emprestado pela Escola Guignard. Abertura para discussões e perguntas. D
Pablo Rodrigues cursa Artes Plásticas/Bacharelado no 2° período - Escola Guignard.
''A forma múltipla e mutante de vida se reflete em sua arte. Especialista em técnicas de “Spray e pulverizadores” ele também pinta confortavelmente e suavemente com tinta acrílica e aquarela, criando delicado sentido lírico de composição.  Pablo trabalha amplamente com arte de rua, e usa sua experiência dando algumas oficinas de graffiti para jovens artistas em projetos que promovam a inclusão social, que o levou a construir várias intervenções pela cidade e em algumas galerias independentes.'' Texto de Pablo Rodrigues.
Daniela Ramos Garcia graduada na Licenciatura em Artes Plásticas pela Escola Guignard . Trabalha como artista educadora pelo Consultório de Rua Noroeste que atende usuários drogas em situação de rua.

 

Exposição Bruno Silva - ''Estudos urbanos em aquarela''
A exposição do artista Bruno Silva - ''Estudos urbanos em aquarela'', explora as cenas urbanas da atualidade com estudos em aquarela.
Dia:15/09/15 
Horário: 13:00hrs
Bruno Silva cursa Artes Plásticas/Bacharelado no 2° período - Escola Guignard, o artista está inserido na temática urbana, é pintor, grafiteiro, desenvolve trabalhos com diversas técnicas.
Sua exposição contará com um número médio de 20 pinturas em aquarela,  são estudos voltados a temática urbana.

 

Semana da Moda Urbana - Exposição de peças ''Moda e Sustentabilidade'' 
''Moda e Sustentabilidade'' - Exposição de peças sustentáveis da estilista Lorena Santos.
Dia: 21/09/15
Exposição das peças: 13:00 hrs.
Apresentação dos trabalhos da Lorena Santos e sua marca Lolita Az Avessas e bate papo sobre moda urbana e figurino sustentável.
Exibição de vídeos sobre o trabalho com intervenções urbanas de Priscila Prisca Paes. LEGENDAS URBANAS e AS MULHERES QUE SOMOS - Exibição dos Vídeos: 18:00hrs
Exibição do vídeo produzido pela grafiteira Carolina Jaued - MULHER X ARTE – Apresentando as artistas dentre elas, Lorena Santos e Priscila Paes - Exibição do Vídeos: 18:30hrs.
Elas já promovem parcerias com os trabalhos voltados para moda urbana, hip hop e foco no feminino. Priscila Paes é aluna da Guignard - UEMG e trabalha com serigrafia, grafite, desenho, publicações independentes e criação de bolsas estilizadas. Lorena Santos é uma estilista convidada que possui a marca Lolita Az Avessas, que trabalha com a temática de moda de rua e sustentabilidade. Trará os figurinos para serem expostos, os manequins para exposição serão disponibilizados pela curadora.

 

''Construção de figurinos'' com Janaina Lages e Frances Amaral de Lima
As estilistas estarão criando modelitos dentro da Sala de Estar. 
A atividade envolve desenho, corte e costura, mostrando todo o processo de desenvolvimento do croqui até a peça finalizada.
Dia: 24/09/15 
Horário: 18 horas
Janaína Lages - Formação em Design de Moda e Cursando Artes Plásticas/Bacharelado no 2° período - Escola Guignard. Trabalha com construção de figurino para teatro e para teatro de bonecos, atua como estilista há muitos anos no mercado da moda.
Frances Amaral de Lima - Curadora do V14 URB4N4. Formada em Design de Moda pela UniBH, cursando Artes Plásticas/Bacharelado no 2° período - Escola Guignard. Desenvolve atividades com Produção de Moda, Estilismo e Maquiagem artística.

 

Semana fotográfica - Pic Nic Fotográfico
Inauguração: Exposição de Fotografias do Walisson Queiroz
Dia: 29/09/15 
Início da Exposição: 13:00hrs
Walisson Queiroz é o aluno responsável pelos registros das obras que passarão pela curadoria, vai expor suas obras pessoais e conceituais.

Walisson Queiroz, 23 anos, natural de Belo Horizonte - MG
 Fotógrafo formando pela FUMEC - Cursando Artes Plásticas/Bacharelado no 2° período - Escola Guignard. Eterno curioso pela vida e investigador das emoções humanas.
Portfólio Online - https://walissonqueiroz.carbonmade.com/

 


Pic Nic Fotográfico com troca de lanches e fotografias.
Horário: 9:30hrs às 18hrs
 Haverá uma troca de lanches e serão tiradas fotografias do espaço e das pessoas. Algumas dessas fotografias tiradas no dia do Pic Nic Fotográfico serão expostas na Sala de Estar até o final da curadoria. As exposições fotográficas terão impressões de diversos tamanhos.

 

Oficina de Colagem e lambe lambe - Pablo Rodrigues e Bruno Silva PES.
Dia: 06/10/15 
Horário: 17:30hrs
Local: Varanda da Sala de Estar
Pablo Rodrigues e Bruno Silva PES são artistas ativos na temática urbana, trabalham com pintura, grafitti e outras técnicas. A oficina acontecerá na varanda da Sala de Estar, usaremos as mesas e o chão de apoio. Para participar será necessário levar alguns materiais.
Os materiais necessários são papéis diversos, revistas, jornais, tintas, lápis diversos, canetas e canetões, cola, tesoura e estilete. Ao final da atividade há possibilidade de expor esses estudos.
Lanche coletivo, onde cada aluno levará sua contribuição.
Diálogo livre sobre o cenário mineiro da arte urbana - Frances Amaral, Isabela Cesário, Pablo Rodrigues, Bruno PES e Froiid.

 

Encerramento da curadoria V14 URB4N4.
Café da Tarde Coletivo que acontecerá na Sala de Estar. Onde será solicitado que os alunos levem alimentos para compartilhar.
Dia: 09/10/15 
Horário: 13hrs às 19hrs
Local: Varanda da Sala de Estar.

 

 ESTRUTURA DE APOIO ÀS ATIVIDADES         
Exposições e oficinas: Haverá uma equipe de voluntários que irá assessorar a curadora em vários aspectos com: montagem, apoio técnico em manutenção, organização da oficina, divulgação e organização da exposição.
Equipe de acompanhamento do processo de montagem para debates, oficinas e exposições: Frances Amaral de Lima, Isabela Cesário, Débora Nogueira, Thaís Geckseni.
Decoração/ Controle e Limpeza: Frances Amaral de Lima, Isabela Cesário, Débora Nogueira, Thaís Geckseni.
Identidade Visual: Débora Nogueira, Frances Amaral e Pablo Rodrigues.
Pic Nic Fotográfico/ Lanche coletivo:
Café, chá e petiscos oferecidos na sala através de doações de alunos e da curadora.

Apresentações e debates:
Equipamento de vídeo, projetor, equipamento de som emprestados pela Escola Guignard, meu notebook pessoal.
Organização da disposição do espaço, com o sofá, almofadas no chão e cadeiras.
Coordenador de mesa a definir.
Apoio pelo grupo de convidados ao debate e voluntários.

- Participantes confirmados

ARTE URBANA
Pablo Rodrigues - Aluno Bacharelado/2º período - Exposição de Telas, fotografias, painéis, aquarela, pinturas e técnicas diversas e fará uma Oficina de Colagem e lambe lambe.
Bruno Silva - Aluno Bacharelado/2º período - Exposição de estudos de aquarela. Fará uma Oficina de Colagem e lambe lambe.
Priscila Prisca Paes - Aluna Bacharelado/8º período- Vídeo-exposição dos trabalhos de intervenções urbanas da artista, serigrafia e crochê.
Daniela Ramos Garcia -Aluna Licenciatura/8º período- Exposição de vídeos sobre arte urbana social que ela desenvolve nas ruas.

MODA URBANA
Lorena Santos - Artista externa - Moda Urbana voltada para o público underground, peças sustentáveis. Exposição de peças sustentáveis, juntamente aos vídeos de Priscila Paes.
Janaína Lages - Aluna Bacharelado/2º período - Construção de figurinos para exposição.
Frances Amaral - Bolsista/Curadora do V14 URB4N4 - Aluna Bacharelado/2º período - Construção de figurinos para exposição.

FOTOGRAFIA
Walisson H. Queiroz - Aluno Bacharelado/2º período - Participa na Fotografia e Vídeo do Projeto Sala de Estar e terá uma exposição fotográfica de trabalhos antigos e atuais, vinculados ou não ao projeto.


ORÇAMENTO 

Orçamento básico, solicitamos colaboração dos alunos com os materiais das oficinas, que cada um leve seu material, assim como doações para oficinas, também para o espaço, jornais velhos e tecidos para cobrir a estrutura para oficinas. Evitamos a cultura do desperdício, usando não somente produtos descartáveis, mas de vida longa útil disponíveis no espaço. Por isso os gastos são pequenos, somente ligados a impressão para divulgação e os gastos para a manutenção do café. Outros materiais tentaremos emprestados com a instituição, como os projetores e cadeiras e mesas extras.
Impressões diversas para as atividades e apresentação da curadoria – Valor R$10 
Cartazes A3 com a programação da curadoria - 5 Unidades - Valor R$ 15
Café Fino Grão 500g- Valor R$ 6,38
Açúcar União 1kg- Valor R$ 2,29
Adoçante Assugrim 300ml- Valor R$ 3,89
Copos descartáveis 200ml- Valor R$ 3,49
Copos descartáveis 50ml- Valor R$ 2,39
3 Chás diversos -Valor R$ 4,50/pacote - Total R$ 13,50.Fita adesiva ou dupla face - Valor R$ 3,00 10 Biscoitos diversos para os cafés - Valor R$ 1,50 cada - Total R$ 15,00.      
 Valor Total médio - R$ 74,94.

 


PRODUTOS 

Os produtos derivados do Projeto Sala de Estar, vinculados a curadoria V14 URB4N4, serão oriundos das atividades de criação, como as oficinas, e deixaram alguns produtos ou obras que podem também ser expostos no espaço, além de catalogados para o Catálogo Online.
CATÁLOGO ONLINE
Todos os artistas selecionados que apresentarem seus trabalhos no espaço do Projeto Sala de Estar estarão participando também do catálogo online, de nosso registro fotográfico das exposições, debates e oficinas.
SITE DO PROJETO SALA DE ESTAR
Usado para a divulgação dos trabalhos, artistas e atividades. http://projetosaladestar.wix.com/projetosaladeestar


REFERÊNCIAS


ARANTES, Priscila. Curadoria, arte contemporânea e novos circuitos. Anais do 20º Encontro Nacional de Pesquisadores ANPAP (Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas). Rio de Janeiro, 2011. p. 2551-2564.
BOCHIO, Alessandra Lucia. As imagens das instalações interativas: uma abordagem sobre os modos de solicitar a participação do público na obra de arte. (Dissertação) UNESP, São Paulo, 2010.
COELHO, Alberto d’Avila. Instalações interativas computacionais: Exercícios de contemplação interfaceada de sensações. (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em artes Visuais - UFRS - Porto Alegre, 2009.
FIGUEIREDO, Renata Dias de Gouvea. Reflexões acerca de uma crítica expográfica. Anais... In: CIANTEC - Congresso Internacional em Artes, Novas Tecnologias e Comunicação, 2012, Brumadinho. As imbricações da cultura contemporânea a popular. São Paulo: PMStudium Comunicação e Design, 2012. p. 485-491.
GUADAGNINI, Silvia Regina. Imersão e interação nas instalações interativas de três artistas brasileiros: Diana Domingues, Equipe Interdisciplinar SCIArts e Gilbertto Prado. (Dissertação) Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Centro de Artes - CEART. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Florianópolis, SC, 2007.
KERN, Daniela. Novas e velhas questões de curadoria no sistema contemporâneo das artes. In: 20 Encontro Nacional da ANPAP, 2011, Rio de Janeiro. Anais do Encontro Nacional da ANPAP (Cd-Rom). Rio de Janeiro: ANPAP, 2011.
MARÇAL, Alessandra de Oliveira; CAMPANHOL, Edna Maria. A Expografia Museal. Centro Universitário Municipal de Franca - Uni-FACEF - Franca, SP. p. 1 - 13.
SILVA, Armando. Atmosferas Urbanas - Grafite, Arte Pública, Nichos Estéticos. Edições SESC São Paulo. p. 1- 22.

 

bottom of page